Os smartphones transformaram as relações humanas. Apesar dos avanços, celulares inteligentes geram uma preocupação constante entre os usuários. A durabilidade. A chamada obsolescência foi alvo de um processo conduzido pela agência responsável por regulamentar a concorrência na Itália. De acordo com o órgão, que anunciou multa de 10 e 5 milhões de euros, respectivamente, para a Apple e a Samsung, ambas as empresas limitaram deliberadamente a vida útil dos produtos. Segundo o jornal italiano La Reppublica, a dupla recorreu o método para forçar os clientes a comprarem novos aparelhos celulares em um espaço de tempo menor.
Samsung e a Apple foram multadas por reduzirem a vida dos celulares
Apple e Samsung usavam a atualização dos sistemas operacionais, “provocando graves disfunções e reduzindo de maneira significativa o desempenho, acelerando assim sua substituição”, explicou o órgão.
Com a instalação de novos sistemas, os smartphones enfrentam dificuldades nos processos de download e atualização de aplicativos e durabilidade da bateria, por exemplo. Isso ocorreu, sobretudo, com proprietários do modelo Note 4, da Samsung e do Iphone 6, da Apple
Em ambos os casos, a instalação de uma nova versão do Android (sistema operacional do Google) e do IOS, foram concebidas para modelos mais recentes, o Note 7 e o Iphone 7.
“As empresas do grupo Apple e do grupo Samsung aplicaram práticas comerciais desonestas”, explica a agência italiana em comunicado.
FONTE: HYPENESS

Nenhum comentário:
Postar um comentário