Em torno de 70% das linhas de celular no país são pré-pagas. Se você está entre esses usuários, é importante saber que existem situações capazes de gerar o cancelamento da linha e a perda do número. Veja os casos:
Celular sem crédito:
A linha pode ser cancelada em 75 dias caso o consumidor não insira novos créditos.
Celular com crédito que perdeu a validade:
A linha com créditos vencidos pode ser cancelada em 75 dias se o consumidor não colocar novos créditos. Caso insira dentro desse prazo, o consumidor recupera o que restava do crédito antigo e a validade dele passa a ser a mesma do crédito novo.
O prazo de 75 dias só começa a contar a partir do dia em que a prestadora avisar
(notificar) que o celular está sem crédito ou com crédito vencido. A regra está no
Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) da Anatel.
Veja como funciona:
Veja o que ocorre em cada etapa:
Serviço suspenso parcialmente: o consumidor apenas liga gratuitamente para serviços de emergência. Não é possível fazer chamadas, receber ligações a cobrar, receber ligações quando estiver fora da área de prestação, nem enviar mensagens.
Serviço suspenso totalmente: todos os serviços deixam de ser prestados.
Rescisão (cancelamento): o consumidor tem a linha cancelada e perde o número.
FONTE: ANATEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário