O COPOM (Comitê de Política Monetária)- As Reuniões ocorre a cada 45 dias, os membros do Comitê irão decidir se a taxa básica de juros aumenta, diminui ou se mantém estável.
O Comitê define o valor da Selic a partir de votação com maioria simples. Participam da reunião do Copom os membros da diretoria colegiada, os chefes de determinados departamentos do Banco Central e o presidente do BC. Em caso de empate, cabe ao presidente, Roberto Campos Neto, a decisão final.
Para estipular a taxa, o comitê leva em consideração diferentes elementos da economia, como: a inflação, as contas públicas, atividade econômica e o cenário externo.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central no controle da inflação.
Vale ressaltar que as decisões tomadas na reunião do Copom influenciam diretamente a política monetária do país, gerando impacto no valor de mercadorias e serviços, no poder de compra da população e no valor da moeda nacional.
CDi (Certificado de Depósito Interbancário ) - É um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. Em algum grau, ele se assemelha ao CDB. Isso porque o CDI também é usado pelas instituições para captar recursos.
Se o CDI é um título não acessível para as pessoas físicas, o que essa sigla tem a ver com os investimentos em geral? A resposta é: os juros.
Nos empréstimos realizados entre os bancos por meio de CDIs há cobrança de juros. As operações são registradas na B3, que calcula a taxa média de juros praticada nos certificados interbancários de todo o mercado financeiro. Essa taxa, divulgada diariamente, é conhecida como “taxa DI” (também chamada de “taxa do CDI”).
Como reflete os juros médios das operações entre os bancos, a taxa DI se tornou uma referência para o restante do mercado financeiro. Mesmo sendo um indicador de base diária, ele também é calculado em base mensal e anual. Atualmente, a taxa DI serve de base para a rentabilidade dos investimentos de renda fixa em geral.
BC publica calendário de reuniões do Copom em 2024
•30 e 31 de janeiro
•19 e 20 de março
•7 e 8 de maio
•18 e 19 de junho
•30 e 31 de julho
•17 e 18 de setembro
•5 e 6 de novembro
•10 e 11 de dezembro
Taxas de juros básicas – Histórico
*Meta Selic ( Selic a.a "saber taxa Selic atual")
*Taxa Selic ( CDi a.a "saber taxa CDi atual"- Certificado de Depósito Interbancário )
FONTE: TecFic
Nenhum comentário:
Postar um comentário