19/05/2025

iNDiCADORES ECONÔMICOS mais importantes de um PAíS


PIB (Produto Interno Bruto): 

Representa o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras de um país durante um determinado período, geralmente um ano. É a principal medida do tamanho da economia e do nível de atividade econômica. Um PIB crescente geralmente indica uma economia em expansão.

Os dados oficiais do PIB do Brasil são divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através do Sistema de Contas Nacional (SCN).

https://www.ibge.gov.br/


Inflação (ex: IPCA):

Reflete o aumento generalizado e contínuo dos preços de bens e serviços em uma economia. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um dos principais indicadores de inflação no Brasil, medindo a variação dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias. Uma inflação alta reduz o poder de compra da moeda.

Os dados oficiais do IPCA são divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na seção de índices de preços ao consumidor.

https://www.ibge.gov.br/


Taxa de Desemprego:

Indica a porcentagem da força de trabalho (pessoas aptas e dispostas a trabalhar) que está atualmente sem emprego. Uma taxa de desemprego elevada sugere uma economia com baixa geração de oportunidades e potencial ocioso de mão de obra.

Os dados oficiais da taxa de desemprego no Brasil são obtidos através da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

https://www.ibge.gov.br/


 Taxa de Juros (ex: Selic):

Representa o custo básico do dinheiro na economia. No Brasil, a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros definida pelo Banco Central. Ela influencia todas as outras taxas de juros do mercado, afetando o custo de empréstimos, financiamentos e o retorno de investimentos.

As informações sobre a Taxa Selic, incluindo metas e valores praticados, são divulgadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).

https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros


Taxa de Câmbio (ex: Dólar/Real):

Expressa o valor de uma moeda em relação a outra. A taxa Dólar/Real, por exemplo, indica quantos reais são necessários para comprar um dólar americano. A taxa de câmbio afeta diretamente o preço das importações e exportações, influenciando a balança comercial e a competitividade do país no mercado internacional.

As cotações históricas e atuais de diversas taxas de câmbio, incluindo o par Dólar/Real, são divulgadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cotacoesmoedas


Fonte: TecFic

Nenhum comentário: