01/06/2025

ECONOMiA; MiCROECONOMiA E MACROECONOMiA


Economia

É o estudo de como as sociedades alocam seus recursos escassos para satisfazer as necessidades e desejos ilimitados das pessoas. Ou seja, ela busca entender como a produção, distribuição e consumo de bens e serviços acontecem e como essas atividades afetam o bem-estar da sociedade.

Microeconomia:

Foca nas decisões individuais de consumidores e empresas, e como essas decisões interagem em mercados específicos. Pense nela como uma lupa sobre partes menores da economia. Ela analisa:

 * Comportamento do consumidor: Como as pessoas decidem o que comprar com seu dinheiro limitado.

 * Decisões das empresas: Como as empresas definem preços, produzem bens e serviços e buscam maximizar seus lucros.
 * Oferta e demanda: Como a interação entre a quantidade que os produtores estão dispostos a oferecer e a quantidade que os consumidores querem comprar determina os preços e as quantidades no mercado.

Macroeconomia:

Estuda a economia como um todo, analisando fenômenos em larga escala. É como olhar a floresta, em vez de árvores individuais. Ela se preocupa com:
 * Crescimento econômico: Como a produção total de um país aumenta ao longo do tempo.
 * Inflação: O aumento geral dos preços na economia.
 * Desemprego: A porcentagem de pessoas que estão procurando trabalho, mas não o encontram.
 * Políticas governamentais: Como o governo e o banco central usam ferramentas fiscais e monetárias para influenciar a economia (como impostos, gastos públicos e taxas de juros).


RESUMO:

Enquanto a microeconomia analisa o particular, como a decisão de uma família comprar um carro ou uma empresa definir o preço de um produto, a macroeconomia observa o geral, como o crescimento do PIB de um país ou a taxa de desemprego nacional. Ambas são cruciais para entender como a economia funciona e como podemos melhorá-la.


Fonte: TecFic

Nenhum comentário: