15/02/2023

Inflação e Juros "nominal" (Selic), entenda tudo:

 



INFLAÇÃO: Um aumento geral nos preços de bens e serviços em uma economia. Cada unidade da moeda compra menos bens e serviços (perca do poder de compra).

DEFLAÇÃO é o oposto de inflação.


JUROS (taxa Selic: Sistema Especial de Liquidação e Custódia): Taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil para controle da inflação

RELAÇÃO ENTRE A TAXA DE JUROS "básica"(nominal) E INFLAÇÃO

Já a taxa de juros real indica como o poder de compra do dinheiro evolui no tempo. Ela, assim, expurga o efeito da inflação. Em termos aproximados, a taxa de juros real é igual à taxa de juros nominal menos a taxa de inflação. Note que, se a inflação for maior do que a taxa de juros nominal, a taxa real será negativa.


DiFERENÇA ENTRE JUROS REAL E NOMINAL

A taxa de juros nominal é aquela que o investidor tem conhecimento ao emprestar o seu dinheiro. Já a taxa de juros real é aquela que realmente aumenta o capital de quem emprestou o dinheiro.


TAXA DE JUROS NEGATIVA

Sendo assim, os juros reais negativos ocorrem quando uma taxa de juros é menor que a inflação que será descontada dela. Ou seja, seu rendimento é negativo se comparado ao preço dos produtos e serviços naquele período, representando uma perda no poder de compra.


Tabela de INFLAÇÃO E JUROS de alguns países "Fevereiro de 2023"


Para Dados Atualizados em Tempo Real (CLiQUE na iMAGEM)

FONTETecFic

Nenhum comentário: